Novo Ensino Médio no Colégio Renascer

Laptop e celular

Os alunos do Ensino Médio poderão construir seu próprio arranjo curricular na parte diversificada do currículo.
Dessa forma, os estudantes darão início aos chamados Itinerários Formativos presentes na nova lei do Ensino Médio, contando com a integralidade do currículo no que diz respeito à carga horária.
Qual a vantagem para o aluno? Ele poderá conquistar um histórico escolar diferenciado, uma vez que o Colégio Renascer oferecerá um currículo escolar mais flexível na implantação dessa nova estrutura, mais próximo de seus interesses e aptidões.

portátil moderno

Estrutura
Novo Ensino Médio

FORMAÇÃO GERAL BÁSICA
•Disciplinas obrigatórias, completamente alinhadas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

ITINERÁRIOS FORMATIVOS
•Possibilitam que os alunos entendam suas preferências e possam escolher qual área querem seguir, de acordo com a sua vocação.

teclado
Cyborg futurista

Trilhas de Aprofundamento

É o conjunto articulado de unidades curriculares que  promove o aprofundamento nas áreas de conhecimento com começo, meio e fim, abarcando os eixos estruturantes descritos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
As Trilhas de Aprofundamento proporcionarão para os alunos engajamento, maior protagonismo, espírito empreendedor, desenvolvimento de habilidades, aprendizagem significativa, maior interação social e despertar vocacional, sobretudo pelo contato com a prática de várias profissões ligadas à área de conhecimento a que as trilhas se aplicam.

Webcam
Ajustes de Jogo

Eletivas

Pelo Rio

São unidades curriculares de livre escolha dos alunos, que lhes possibilitam experimentar diferentes temas, vivências e aprendizagens.
Proporcionam enriquecimento cultural e atualização de conhecimentos específicos de certas áreas, complementando a formação oferecida pelo  Colégio Renascer.

Projeto de Vida

Projeto de Vida, no Novo Ensino Médio, baseia-se em reflexões, vivências e conhecimentos que permitem desenvolver algumas dimensões da vida do estudante.
O aspecto pessoal, social e profissional, por exemplo, são trabalhados por meio de atividades que desenvolvem o senso de responsabilidade, os valores e a ética.

Projetos

O ensino também ocorre através de PROJETOS, pelos quais o aluno aprende participando, adotando atitudes diante das situações apresentadas, averiguando, estabelecendo novas considerações e informações, e escolhendo soluções adequadas para a resolução dos problemas.
Estabelecer um projeto é definir um resultado a ser alcançado. É assim que se constrói o ato de aprender e ensinar e se imagina a interação professor-aluno